Plus size: a moda do seu corpo

Por 17 de dezembro de 2019Blog
a moda do seu corpo

Conheça todos os estilos de looks plus size. Para todos os gostos e tamanhos. Afinal, a moda precisa ser democrática.

 

 

Constantemente podemos ver propagandas, marcas e lojas que lidam somente com um suposto “corpo perfeito” de manequins ou modelos. Essa valorização exagerada, que pode menosprezar outras características, parte de uma visão fechada e surrealista sobre a beleza. 

 

Esse conceito ultrapassado, de que todas devemos entrar em um “padrão”, ignora alguns fatos fundamentais: todas somos únicas e são as características individuais que nos trazem a verdadeira beleza. 

seja-voce-mesma

 

Nesse artigo, nós abordaremos as principais informações sobre a história da moda plus size. Se quiser conhecer mais sobre o “encanto das curvas” confira esse texto até o fim!  

 

 ♦♦♦

A história da moda maior 

 

Toda a valorização do corpo robusto esteve presente em diversos momentos da história. Nos quadros da Renascença, nas esculturas de povos antigos, e até em atrizes consagradas do século 19 (como Lillian Russel), podemos ver que o corpo mais curvilíneo sempre foi considerado lindo por muitos povos. 

 

a-moda-do-seu-corpo

No entanto, a primeira menção que se tem do termo “plus size, foi feita em 1920 pela estadunidense Lane Bryant, que criou uma linha de roupas específicas para esse público.  

 

Pelas décadas seguintes, foram lindas e grandes mulheres que DESCONSTRUÍRAM cada vez mais o ideal único de “beleza magra”. Podemos citar, por exemplo: 

   

famosas-plus-size

* Nos anos 50: a brasileira Maysa Figueira e a estadunidense Ella Fitzgerald que eram cantoras consagradas. Muitas vezes, foram fotografadas usando vestidos assinados por marcas como Dior, Dener ou Chanel. 

 

modelo-plus-size

* Nas décadas de 60 e 70: Cass Eliot, cantora da banda The Mamas & the papas, foi um ícone da beleza com seu visual colorido, leve e descontraído. 

Com isso, a partir da década de 80, surgiu a primeira agência de modelos plus size, a Big Beauties/Little Women (Grandes belezas/Pequenas Mulheres), que enaltecia em seu próprio nome, que o encanto das suas modelos era maior do que qualquer padrão de moda fechado. 

blogueira-plus-size

 

E a partir do século 20, grandes nomes lutaram e continuam a lutar pelo empoderamento da mulher robusta, como a modelo Ashley Graham ou a bela brasileira Renata Pokus, criadora do “Blog Mulherão” e do evento Fashion Weekend Plus Size. 

 ♦♦♦

Indústria plus size atualmente no Brasil  

 

Grandes avanços foram feitos e hoje em dia, esse mercado vale em nosso país, cerca de 7,6 bilhões de reais. 

 

A expectativa para o futuro também é otimista, já que nos últimos três anos, essa indústria apresentou um crescimento de 21%, enquanto outros setores do vestuário tiveram queda. 

 

calca-e-camisa-plus-size

 

Mas a situação ainda não é ideal já que (mesmo que 60% da nossa população esteja acima do peso) só 17% do varejo atenda a esse segmento.  

 ♦♦♦

 Essa batalha ainda não foi vencida 

 

Infelizmente, ainda percebemos que a moda como um todo está longe de respeitar e valorizar o corpo de diferentes mulheres. 

 

Por isso, nós da Jean Darrot, sempre fomos pioneiras nesse mercado desde o nosso início.  

 

E é por acreditar realmente no que fazemos, que nós temos um compromisso permanente em valorizar todos os tipos de beleza em nossos produtos ou em nossos canais de comunicação. 

 

Com nossas coleções, procuramos sempre transmitir que “as tendências vem e vão, mas você deve se amar sempre!” 

 

saia-e-blusa-plus-size

 

Se quiser dar uma confira em nossos produtos clique aqui. 

 

E, se houver alguma dúvida, entre em contato será um prazer te ajudar! 

 

Deixe seu Comentário

× Faça Seu Pedido!